Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2009

Ainda sobre jornalismo e a falta de conhecimento de algumas pessoas...



"O jornalismo é, antes de tudo - e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter". (Cláudio Abramo)

A comunicação está mais presente na nossa vida do que imaginamos. Rádio, TV, jornal, revista e internet fazem presença no nosso cotidiano e, de certa forma, nos ajudam a entender melhor o mundo em que vivemos. Eis que surge um p
rofissional que em meio a um furacão de acontecimentos, organiza os fatos, os acontecimentos e os transforma em notícia. Estamos falando do jornalista: profissão que infelizmente vem passando por uma profunda fase de turbulência, graças ao Sr. Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STJ).
Esta semana resolvi escrever um artigo para o Jornal da Cidade expondo a minha opinião sobre a obrigatoriedade do diploma ou melhor, a falta dela para o exercício da profissão de jornalista. Publicado o artigo, recebi muitos telefonemas elogiando a minha iniciativa. Eis que a surpresa surge hoje (domingo). Ao ler as cartas da sessão "Tribuna do Leitor" me deparo com um artigo bastante peculiar, o de uma nutricionista muito irritada com os jornalistas e com o presidente do STF. Realmente é lastimável que com tantos meios de informação e facilidades para obtê-la ainda existem pessoas que pensam como Gilmara Reis, a nutricionista que me refiro.
Em seu artigo, ela que orgulha-se da profissão, assim como eu, se diz injustiçada ao ser comparada com jornalista e ver suas receitas serem comparadas à reportagens. Sua indignação vem ao dizer que hoje os jornalistas não escrevem mais nada de interessante e que o principal alvo dos profissionais de comunicação é a especulação. Para finalizar seu "agradável" artigo, ela ainda diz que se dependesse da imprensa para sobreviver, passaria fome.
Como jornalista, também me senti profundamente ofendida ao ter a minha profissão comparada como a de um cozinheiro, não que a profissão seja ruim, ou mereça ser desvalorizada por não se exigir um diploma; pelo contrário, acredito que para ser um excelente cozinheiro, é preciso muita técnica e conhecimento, armas indispensáveis para o profissional de comunicação, como os jornalistas. É cabível que muitas pessoas ainda pensem como a Gilmara. Mas eu penso diferente. Acho que todas as profissões deveriam exigir um diploma ou pelo menos um conhecimento técnico, assim toda a sociedade ficaria "menos refém" dos maus profissionais e da falta de ética com que eles exercem as suas profissões.
Que pena que eu sinto de uma cidadã tão pobre de conhecimento. Como não sei se a senhora Gilmara Reis possui um diploma que comprove que realmente é uma nutricionista, eu é que não vou pedir conselhos de uma boa alimentação!!!

E então é isso...

Um comentário:

C@7 disse...

concordo com vc. penso que se uma qualificação fosse exigida, a qualidade dos serviços prestados melhoraria a responsabilidade de emitir opiniões de forma incorreta e sem fundamento. li a critica da leitora que vc se referiu, não me recordo como estava exatamente escrito, mas a comparação que ela faz com o "sabor" das reportagens é digno de uma nutricionista que não sabe sobre jornalismo. se eu satirizar que as reportagens não tem sabor pq não são comestíveis, empatamos na ignorância. ela deveria ter se expressado melhor ou não ter escrito nada. isso é o que vai acontecer no futuro, opinião errada sem retratação. obs: não sou jornalista.