Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de março de 2009

Direitos humanos, onde está?

Chocante, deprimente e vergonhoso. Não existe palavra que melhor se encaixe para a matéria publicada no Jornal da Cidade sobre a explosão de uma panela de pressão do Instituto Penal Agrícola de Bauru (IPA), onde 3 detentos tiveram queimaduras de 1º e 2º grau.
Recentemente, os detentos enviaram fotos reveladoras sobre as condições precárias de higiene que viviam no cômodo. A cozinha mais parecia um chiqueiro, os alimentos ficavam armazenados junto aos lixos, as instalações elétricas comprometidas com a segurança, o chão imundo e as panelas sem comentários. A Secretária da Administração Penitenciária (SAP)ainda teve coragem de dizer que "TUDO" estava funcionando em perfeitas condições. Eu me pergunto: de que condições eles estão falando? Que tal colocarmos cada um dos responsáveis para comer a comida feita ali naquela cozinha? Interessante não!!
O fato é que uma das panelas que cozinhava feijão para cerca de 1,2 mil homens explodiu ferindo os detentos que trabalhavam preparando o jantar. Os 3 permanecem internados, 2 estão na Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) do Hospital Estadual, e 1 foi transferido para o Hospital de Base. Embora sem risco de morte, a fatalidade que ocorreu no IPA deixa muitas questões, inclusive sobre os Direitos Humanos que pregam os direitos e liberdades básicos de TODOS os seres humanos, inclusive o direito a liberdade de expressão, pensamento e igualdade perante a lei. Creio que algumas dessas pregações seja somente utopia.
Quais direitos esses detentos possuem? Nem sequer o direito de uma boa higiene eles possuem. Do que estamos falando?
Gente, essas pessoas são seres humanos também e não é porque cometeram um erro que precisam viver em tamanha desordem e falta de respeito, porque isso sim é uma falta de respeito ao próximo!!! Cade os direitos humanos nessa hora?
Sinceramente eu vou continuar sem entender quais os critérios que os direitos humanos adotam, quem são os privelegiados e quem são os ganhadores nessa hora.

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade." (artigo 1º)
BELA FRATERNIDADE!!!
Como diz José Simão: "Nóis sofre mai nóis goza, ontem, hoje que eu vou correr pingar meu colírio alucinogenio..."

Nenhum comentário: